segunda-feira, 28 de março de 2011

Saiba como atrair o beija-flor

Beija-flor
É impossível não ficar encantando com as aparições do beija-flor. A menor ave brasileira, de acordo com classificação do livro dos recordes (Guiness), precisa de comida e muita energia para sobreviver. Para se ter uma idéia, esse bichinho possui um apetite voraz que o faz "beijar" mais de mil flores por dia para obter mais de seis mil calorias diárias.
 
Os beija-flores são atraídos pelas tradicionais garrafinhas açucaradas. Mas para ir além, e conquistar ainda mais visitas no seu jardim, plante flores mais baixas na frente e mais altas atrás, assim todas ficarão bem visíveis. Combine também espécies que florescem em meses diferentes.
 
E se você ficou animado em começar um jardim voltado para beija-flores, opte por plantas trepadeiras, como a Lágrima-de-Cristo rosa e o Clerodendro vermelho. Também são ótimas opções árvores floríferas como a Espatódea, Unha-de-vaca, Mulungu, Suinã, Dombéia, Jacarandá, Paineira, Ipê e Flamboiã.
 
Segue lista de plantas das famílias que evoluíram juntamente com os beija-flores (comuns na América do Sul) e que também irão atraí-los:
 
  • Acanthaceae: Afelandras, Asistásisas, Planta-camarão, Erantemo, Jystícias, Capota-vermelha, Odontonema, Jacobínia-vermelha, Camarão-amarelo, Ruélia-rosa e Sanquésia.
  • Bromeliaceae: Bromélias, Abacaxi, Abacaxi-vermelho, Cravo-do-Mato e Vriésia.
  • Leguminosae: Amércia, Árvore-orquídea, Bauínia-vermelha, Unha-de-vaca-Branca, Bráuneas, Sibipiruna, Flamboiã, Flamboiãzinho, Caliandras, Corticeira, Suinãs, Mulungu, Ingá, Flama-da-floresta, Cobreúva-vermelha, Glicínia.
  • Musaceae: Bananeira e Bananeira-de-jardim.
  • Passifloraceae: Maracujazeiros.
  • Rubiaceae: Cafeeiro, Hamélia, Ixora, Mussaendas, Pentas.
  • Verbenacea: Lágrima-de-Cristo, Clerodendro, Duranta, Gmelina, Chapéu-chinês, Lantanas, Flor-de-São Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário